Distrito de Barra do Piraí, a intocada Ipiabas faz parte da região do vale do café. Durante muito tempo essa pequena vila serviu somente de passagem para os turistas que iam a Conservatória, a terra da seresta.

Hoje em dia, o pequeno distrito desenvolveu uma ótima infraestrutura de atividades, pousadas e restaurantes e assim vem atraindo tantos turistas quanto a sua vizinha. Terra de fazendas do café, casarios coloniais e cenários de filmes, Ipiabas descobriu a sua vocação de um lugar ideal para relaxar, curtir a natureza e se deliciar com a culinária local. Isso sem falar nos inúmeros eventos de música, gastronomia e campeonatos de esporte mundiais que a região vem sediando.

Praça de Ipiabas
Casario Colonial

O que fazer em Ipiabas?

Aí você me pergunta, o que fazer em Ipiabas? Eu te respondo: aproveitar o estilo de vida sereno do interior, cercado pela exuberância da Mata Atlântica. Você pode ficar de pernas para o ar nos lindos hotéis-fazendas e pousadas da região (veja onde ficar) e aproveitar a gastronomia da cidade. É garantia de recarga completa nas baterias para voltar à luta do dia-a-dia.

Ipiabas
Ipiabas

Mas pera lá, não se engane, se você é pura adrenalina e não para nem na folga, pode visitar Ipiabas também. Apesar de ser sempre tranquila e pacata, a cidade conta com diversas opções de atividades culturais e esportivas – algumas até radicais – sempre em contato direto com a natureza. Enquanto uns contemplam a natureza se esquecendo do tempo você estará em altas trilhas, estradas e paredões descobrindo tudo que a serra esconde. Vamos detalhar um pouco do que o distrito tem para te oferecer, desafiamos ler até o fim e não morrer de vontade de correr para lá:

Fazenda da Prosperidade

Fazenda da Prosperidade

Construída nas primeiras décadas do Século XIX, a fazenda está localizada no quilômetro 7 da estrada de subida entre Barra do Piraí e Ipiabas, a RJ 137. Seu primeiro proprietário, Antonio Gonçalves de Moraes, foi o fundador do povoado de São Benedito, que deu origem a cidade de Barra do Piraí.

Túnel Velho

Túnel Velho

No fim do Século XIX, a Rede Mineira de Viação construiu o primeiro túnel da região para escoar a produção de café da região e de Minas Gerais até a capital carioca. Vale uma trilha, a pé ou de Jeep, para conhecer esse pequeno e importantíssimo pedaço da nossa história.

Cachoeira da Floresta

Cachoeira da Floresta

Formada por duas quedas d’água, a cachoeira tem um bom volume d’água e excelentes duchas naturais para um bom banho.

Pedra do Gavião

Ponto de encontro daqueles que gostam de agitação e aventura até nas folgas, a pedra do Gavião é um paredão de 96 metros de altura escondido em Ipiabas. Atualmente é famoso entre os praticantes de rapel da região, já que proporciona uma descida positiva, com os pés em contato com a parede.

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Mais uma construção do final do Século XIX, a Estação Ferroviária marca o centro histórico de Ipiabas e serviu por décadas para escoar o café produzido na região e em Minas Gerais. Hoje não há mais atividade ferroviária na cidade e a Estação serve de ponto de encontro para visitantes e turistas, que vão conhecer os casarões históricos e belezas naturais do centro da cidade.

Igreja de Nossa Sra. da Piedade

Igreja Nossa Senhora da Piedade

Mais uma atração que serve de testemunha para o ciclo do café do Século XIX, a Igrejinha de Ipiabas é repleta de história. Sua construção teve o envolvimento de diversos personagens históricos, membros das oligarquias dominantes da época, como a Baronesa e o Visconde de Rio Branco, além da família Moraes, uma das fundadoras da cidade de Barra do Piraí.

Passeio de Jeep

Passeio de Jeep

Passeando pelas ruas, hotéis e restaurantes de Ipiabas você terá aquele contato revigorante com a natureza. Mas para entrar em contato direto com a Mata Atlântica, em uma aventura inesquecível, a melhor opção é contratar os passeios de Jeep disponíveis na cidade. Você pode contemplar a natureza enquanto a adrenalina está a mil em meio as trilhas radicais escondidas.

Música e Esporte

Festival de Jazz

Atualmente, Ipiabas também vem sediando eventos de música e esporte como o Festival de Jazz e Blues, o Rock in Cover e o Campeonato Estadual de Motocross MXF, isso sem falar nos muitos outros eventos de ciclismo, corridas e trilhas que vem ocorrendo na região. Para saber todos os eventos que rola, acompanhe o calendário da região.

Veja outras atrações em Ipiabas e na região.

Gastronômia

Culinária Local

Um capítulo à parte que deve ser destacado é a Culinária Local, sua visita a Ipiabas não vai ser só contemplação da natureza e aventuras radicais…  Experimente a culinária local e tenha na sua mesa todo sabor da comidinha caseira típica do interior, feita com produtos super frescos, colhidos e fabricados logo ao lado nas fazendas e plantações da região.

A tradição gastronômica da cidade tornou-se famosa nos últimos anos e cada vez mais Ipiabas sedia eventos com tudo de bom para comer e beber. Vale a pena visitar a cidade na época do Tilápia Gourmet, festival que reúne chefs autores dos melhores pratos com esse peixe de água doce muito famoso na região.

Festival da Tilápia

Já os que gostam de molhar a garganta ao lado da família e dos amigos, Ipiabas conta com duas cervejarias próprias, além do já tradicional evento Rota da Cerveja. O evento reúne produtores artesanais da região ao lado de foodtrucks com ótimas opções de comidinhas para acompanhar.

Depois de comer e beber muito bem, é hora da sobremesa. Todos os restaurantes e pousadas oferecem doces tradicionais do interior brasileiro como doce de mamão, doce de laranja, canjica doce e outras receitas feitas com ingredientes colhidos logo ao lado.

Além das diversas opções fixas que a cidade oferece, vale conferir a data de sua visita. Isso porque nos últimos anos Ipiabas tem se tornado um importante polo gastronômico e cultural que sedia diversos eventos com muita diversão e comida boa. Para isso, recomendamos que você fique de olho no site IPIABAS RJ para acompanhar todos os eventos e curiosidades da região!

Como chegar

E sabe o que é melhor? Esse paraíso fica bem pertinho da capital carioca e nem tão longe de São Paulo. Perto para quem vem do RJ, SP e pasmem, até de MG!!!

No site Ipiabas-RJ você encontra detalhes de como chegar e todas as outras informações desse lugar encantador.

Deu vontade né? Curtiu? Sabe de alguém que possa curtir o paraíso na mata? Divulgue esse artigo e vamos aproveitar juntos!

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

Comments are closed.